Vinho na lata é bom? Testamos para você!

Nós sabemos: talvez só de ler o título do nosso post de hoje, você já tenha a sua opinião... e antes mesmo de ter experimentado vinho na lata. Acertamos?

Pois é! E quer saber? Não tiramos a sua razão. Nem sempre estamos abertos ao novo. No entanto, aqui vai um spoiler: o vinho na lata vem despontando nos últimos anos no mercado. E já carrega uma legião de fãs em suas versões branca, rosé, tinta e até frisante.

O fato é que o mundo dos vinhos passa por um processo de popularização. Dos ensinamentos mais palpáveis por parte dos profissionais da área até a produção mais descomplicada, o vinho na lata faz parte de um momento no qual nossa bebida preferida está chegando às taças de mais pessoas pelo mundo. Não é incrível? Chega de tratar o vinho com aquela imagem sisuda. Ele é, sim, democrático!

Vamos ao que interessa? Falaremos tudo para você "na lata": testamos algumas marcas e eis o nosso parecer!

 

O começo da ideia

Armazenar o vinho dessa forma foi uma ideia que começou a ter os seus primeiros testes em 1936. Naquele tempo, existiam algumas dúvidas relacionados à estabilidade das bebidas, ou mesmo, às chances de corrosão do alumínio nas embalagens.

Em meados dos anos 2000, os australianos estrearam este formato mais atual que conhecemos, fornecendo regras quanto ao revestimento e acréscimo do recipiente. Foi daí que começaram as primeiras iniciativas de produção, resultando no formato mais atual neste modelo que utilizamos e, ainda, que causou uma verdadeira revolução nas expectativas do público consumidor.

 

Vinho na lata é bom? Sem dúvidas!

Esqueça aquele preconceito de que vinho bom é vinho caro. Ou que bom mesmo é aquele rótulo importado. Esses pensamentos ficaram para trás.

O vinho na lata é bom, sim, e chegou ao mercado para desmistificar essa ideia retrógrada de que o seu bolso precisa sofrer um rombo na hora de comprar um vinho de qualidade.

Bastante práticos, os vinhos na lata são leves, jovens e muito refrescantes. E aliás, a lata é um elemento que garante praticidade. Quer coisa melhor do que botar para gelar, pegar mais tarde e apreciar em um dia de calor na praia ou na piscina?

Nem é preciso se preocupar com as taças, hein? Uma facilidade tamanha!

 

Mas os vinhos em lata perdem sua propriedade?

De jeito nenhum! Inclusive, uma pesquisa realizada pela WICReserch ressalta que não há ausência de alterações relevantes entre as duas modalidades da bebida, a de garrafa e a de lata. Isso porque a lata do vinho é protegida por um revestimento especial na parte interna.

Desta forma, o que vale é a fabricação de cada vinícola mesmo. Nos Estados Unidos, a modalidade de vinho na lata já é febre há bastante tempo, inclusive com algumas marcas premiadas!

Como saber de qual vinho na lata você vai gostar mais? Só experimentando mesmo!

 

Espumantes e frisantes na lata também são bons?

Sim. Nas latinhas de alumínio, você também encontra bons exemplares de espumantes e frisantes para aproveitar, em especial no verão. Logo abaixo, trouxemos opções para todo mundo amar.

E também nestas versões, as vinícolas vem cada vez mais encontrando formas modernas de elaborar as bebidas as colocando nas latas, sem prejuízos de qualidade.

 

Vinhos na lata para experimentar já!

Tem muita marca boa para você experimentar nesta modalidade de vinho em lata. Olha só:

 

Vinhos em lata Becas

A Ponto Nero, empresa de espumantes da Valduga, apresentou recentemente a Becas. Em três versões (Fun, Joy e Sweet) e com embalagens lindas e descontraídas, os vinhos e espumantes na lata desta marca são refrescantes, práticos para levar para qualquer lugar e deliciosos.

E uma curiosidade: o nome Becas (leia-se "bêcas") é uma homenagem à forma como os descendentes de italianos da região Sul do Brasil chamam suas ovelhinhas.

 

Vinho Freixenet Mía Wine Seltzer

Elaborado pela famosa vinícola espanhola Freixenet, o Vinho Freixenet Mía Wine Seltzer ganha destaque por conta do refrescante aromas de frutas, em especial a uva da variedade moscatel.

Vale lembrar que a família Mía é a linha jovem e divertida da marca. Livre de glúten, com teor alcoólico de 4,9% e apenas 85 calorias por lata, esta é uma opção incrível para você que quer começar a apreciar os vinhos desta forma tão divertida.

 

Salton Lunae Rosé Demi-Sec

Você ama frisantes? Esta opção é para você! O Vinho Salton Lunae Frisante Rosé Demi-Sec é elaborado com duas uvas: a branca Moscato e a tinta Cabernet Sauvignon.

Seja na piscina, na praia, no happy hour ou no aconchego do seu lar, o Lunae Rosé é a opção perfeita para ser apreciado onde quer que você esteja! Sutil, aromático e refrescante, pode ser harmonizado com drinks ou saboreado bem gelado. E quanto à harmonização, aposte com aperitivos, saladas e pizzas. É sucesso!

 

Vinho em lata Del Grano

A Del Grano dá show na sua linha de vinhos enlatados. O Del Grano Gold Tinto Suave é uma delícia e faz o maior sucesso por aqui!

Este é um vinho elaborado a partir das uvas Isabel e Bordô, cultivadas na região da Serra Gaúcha. Durante o processo de vinificação, as uvas são cuidadosamente esmagadas e fermentadas em tanques de aço inoxidável, com controle rigoroso de temperatura. Durante uma semana, permanecem em contato com as cascas, permitindo a extração da cor, do aroma e do sabor característicos das uvas. Apresenta uma doçura proporcionada pelos açúcares, conferindo-lhe um sabor adocicado.


Bem, por aqui, garantimos: já experimentamos todos e aprovamos! Amamos uma novidade e estas de fato nos ganharam. E aí, você já provou um vinho na lata? Conte pra gente como foi a sua experiência! Estamos ansiosos para saber!