Como escolher vinho para presente?

Você navega pelo site da Werle, encontra muitas opções incríveis, mas está com medo de errar, porque o rótulo é para oferecer a alguém querido. E agora? Como escolher vinho para presente? Embora não seja difícil, você precisa ter ao menos uma pista. Ele ou ela prefere tinto, rosé, branco ou espumante? Tente pensar em algum indício.

Se você não tiver nem ideia, não coloque no carrinho o primeiro que lhe vier à mente. Adquirir um bom vinho não é tarefa complicada e sequer é preciso ser sommelier ou enólogo para acertar. Aliás, um conselho legal é seguir o seu próprio gosto. Escolhendo com carinho, e de acordo com o seu paladar, pode dar muito certo.

Mas vamos lá! O artigo de hoje fornece alguns caminhos que podem dar uma luz na escolha do presente. Confira!

 

Você vai ver neste artigo:

  • Opte pela variedade de uva – uvas roxas ou brancas
  • Escolha pela harmonização
  • Escolha por afinidade
  • Escolha pela data
  • Não escolha pelo preço
  • Quando o vinho será aberto? Você consegue saber?

 

Escolha pela variedade de uva

Este é um elemento fundamental na hora de escolher o rótulo: a uva. Uma boa saída é classificar pela cor da fruta.

Uvas roxas

As cascas desta variedade dão a cor ao vinho tinto. As principais uvas utilizadas na produção deste tipo da bebida são: Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Tannat.

Uvas brancas

Embora sejam mais utilizadas para a fabricação dos vinhos brancos, a polpa da uva tinta também pode ser utilizada para a produção deste tipo de vinho. Sendo assim, as principais uvas para a fabricação dos vinhos brancos são: Sauvignon Blanc, Chardonnay, Gewurztraminer, Riesling e Prosecco.

Escolha pela harmonização

O que o presenteado gosta de comer? Qual sua comida preferida? Você pode agraciá-lo com uma garrafa que harmonize com o prato favorito.

Neste caso, fica a dica: alimentos leves combinam com bebidas suaves. Por outro lado, os pratos gordurosos casam com vinhos fortes e ácidos. A harmonização deve equilibrar os sabores do prato com a bebida.

Olha só essa lista de harmonização que não tem erro:

 

Escolha por afinidade

Esta é uma boa maneira de selecionar um presente. Veja se na história de vida do presenteado há algum indício. Se ele ou ela for de ascendência italiana, por exemplo, que tal um rótulo da região? Ou quem sabe agraciá-lo com um rótulo do Vale dos Vinhedos, localidade que ele ama visitar no inverno?

Escolha pela data

Um presente lindo é um vinho de uma safra cujo ano seja importante para o presenteado. O ano em que nasceu um filho, o ano do casamento, o ano em que vocês iniciaram a amizade. Enfim, use a imaginação e o seu emocional. Presentes pensados com carinho têm um valor inimaginável!

Escolha pela região

Há quem prefira presentear com os rótulos importados, da Itália, Portugal, Espanha, França ou Argentina, por exemplo. Mas tenha em mente sempre que há excelentes bebidas brasileiras prontas para surpreender.

As safras nacionais têm sido cada vez mais premiadas. Somos fãs de carteirinha de todas elas!

Quando o vinho será aberto? Você consegue saber?

Antes de optar por um vinho tinto, branco ou rosé, pense na ocasião que motivou o presente. Se for uma grande festa, na qual o presenteado possivelmente receba outras garrafas, o ideal é escolher uma garrafa que possa ser apreciada dentro de alguns meses ou até anos. Isso significa optar por um rótulo que envelheça bem. Um bom exemplo são os vinhos fortificados, como os do Porto. Também merecem destaque os rótulos Gran Reserva.

Mas se você acha que é grande a possibilidade de o vinho ser aberto no mesmo dia ou próximo à data, avalie pelo clima e como a bebida pode ser servida. Atenção às dicas:

Os espumantes são uma boa ideia quando a dúvida bater e você realmente não conseguir definir o presente. Isso porque ele combina com qualquer comemoração e época do ano.

Não escolha pelo preço

O vinho mais caro do mundo nem sempre é o ideal para que seu presente seja de fato maravilhoso. Aqui mesmo, em uma rápida navegada pelo site da Werle Comercial, já é possível encontrar bebidas de excelente qualidade e sem quaisquer dores no bolso.

O simples fato de adquirir vinhos de caráter não exclusivo, originários de regiões menos convencionais e de pequenos produtores já é brilhante.

As mulheres costumam ter paladar mais adocicado

Mas isso não é regra. Recentemente, postamos aqui no blog um artigo sobre o gosto feminino quando o assunto é vinho e espumante.