Como consumir vinho tinto no verão sem errar - Confira as dicas!

O verão já está batendo na porta e, quando essa estação do ano chega, muitas pessoas logo pensam: é hora de deixar o vinho tinto de lado e apreciar um delicioso vinho rosé ou branco. Mas, a verdade é que também dá para consumir vinho tinto no verão sem erros!

Diferente do que muitos acreditam, o vinho tinto não precisa ser exclusivo apenas para o inverno. Muito pelo contrário, ele também pode ser bem servido no verão, se você fizer as escolhas certas.

Claro que o rosé e o branco são mais refrescantes, devido ao maior teor de acidez. Mas, se você não gosta de abrir mão de um bom tinto, não precisa deixá-lo de consumir durante o verão.

Veja a seguir algumas dicas de como consumir vinho tinto no verão da melhor maneira e, obviamente, com os petiscos mais adequados!

 

4 dicas para consumir vinho tinto no verão corretamente

 

1 - Atenção à temperatura

O vinho tinto pode ser consumido resfriado sim! Apesar de muitas pessoas preferirem tomar o vinho tinto em temperatura ambiente, também é possível consumi-lo resfriado. O que torna-o mais refrescante para o verão.

Mas, é preciso ter uma certa atenção, pois temperaturas muito baixas podem inibir os aromas da bebida. Por isso, o ideal é consumir o vinho tinto no verão em temperaturas entre 12ºC e 16ºC.

 

2 - Dê preferência a vinhos tintos mais leves

Sabemos que quanto mais vinhos consumimos, maior é a nossa preferência por vinhos mais estruturados e complexos. Isto é, com os taninos mais presentes.

Todavia, no verão, vinhos mais pesados podem não ser boas opções. Afinal, a estação requer bebidas mais refrescantes e leves.

Portanto, o melhor é optar por vinhos feitos com uvas mais leves e menos taninos, pois eles são mais fáceis de serem consumidos no calor.

Algumas opções dessas uvas são: Gamay, Pinot Noir, Grenache, Frappato, Barbera, Carménère, Cabernet Franc, Tannat, Merlot e Corvina.

 

3 - Cuidado com o teor alcoólico

Não é segredo para ninguém que vinhos com menos álcool são mais fáceis de serem consumidos. Por essa razão, quando o assunto é vinho tinto no verão, o teor alcoólico é ainda mais importante.

Isso acontece pelo fato de que o vinho tinto, naturalmente, já é mais pesado do que o rosé e o branco. Logo, mesmo que eles tenham a mesma quantidade de álcool, o vinho tinto ainda parecerá mais forte. Uma vez que ele possui mais resíduos secos.

Sendo assim, para consumir vinho tinto no verão, o ideal é sempre optar por aqueles com baixo teor alcoólico.

 

4 - Harmonize-o com petiscos frescos e leves

Assim como o verão requer bebidas mais refrescantes e leves, também demanda de aperitivos frescos e suaves. Desse modo, nada melhor para harmonizar com um belo vinho tinto do que alimentos, como:

  • peixes, aves e frutos do mar;

  • queijos;

  • azeitonas;

  • guacamole com torradas;

  • melão;

  • canapé de peito de peru.

Sugestões dos melhores vinhos tintos para o verão

Agora que você já sabe como consumir vinho tinto no verão sem erros, separamos este tópico para lhe mostrar 5 sugestões. Confira a seguir!

 

1 - Vinho Tinto Zanotto Pinot Noir

O Pinot Noir Zanotto é produzido com uvas Pinot Noir. Ele tem uma coloração brilhante de vermelho claro que recorda frutas vermelhas, como morango, cereja e framboesa.

Além disso, o paladar desse tinto é de acidez média. Sendo um vinho seco, com toque floral e notas de frutas vermelhas. O seu teor alcoólico é de 11,5%.

 

2 - Vinho Tinto Garibaldi Merlot

O Garibaldi Reserva Merlot é um vinho tinto seco brasileiro elaborado pela vinícola Garibaldi, na Serra Gaúcha.

Ele é feito com uvas Merlot e tem uma coloração vermelho rubi límpido. Apresentando, também, aromas de chocolate preto, frutas vermelhas e manteiga. O seu paladar é bastante equilibrado, e possui teor alcoólico de 12,5%.

 

3 - Vinho Tinto Don Guerino El Gaucho Tannat

O clássico El Gaucho, da vinícola Don Guerino, é um vinho tinto seco ideal para harmonizar com um delicioso churrasco. Ele é produzido com uvas Tannat, contendo teor alcoólico de 14% e coloração vermelho rubi.

Já os seus aromas apresentam notas de frutas negras, ameixas, amoras, café e toque floral. No mais, ele é um vinho potente, mas bastante equilibrado.

 

4 - Vinho Tinto Dal Pizzol Cabernet Franc

O Dal Pizzol Cabernet Franc é um vinho tinto seco com traços florais de violeta, lembrando aromas de framboesas e amoras silvestres. Ele tem o teor alcoólico de 13%, sendo um vinho elaborado com muito cuidado e delicadeza desde o cultivo.

 

5 - Vinho Tinto Tarapacá Leon Carménérè

Por fim, o Tarapacá Leon é um vinho tinto seco feito com uvas Carmènérè e possui o teor alcoólico de 13%.

Ele é um vinho bastante equilibrado, com coloração vermelho rubi intenso e taninos macios. A sua acidez também é bem balanceada, sendo recomendado o consumo na temperatura entre 16ºC e 18ºC.

 

3 motivos para consumir vinho tinto no verão

 

1 - Não gera a sensação de “estufamento”

Antes de mais nada, um dos melhores motivos para consumir vinho tinto no verão é que ele não dá a sensação de estufamento no estômago. O que é bastante diferente da cerveja.

Isso se dá pelo fato de que o vinho tinto tem mais álcool que a cerveja. Logo, as pessoas tendem a consumi-lo em menor quantidade e, consequentemente, não há um volume exacerbado da bebida no estômago.

 

2 - É mais saudável

O vinho tinto é rico em taninos, substâncias presentes nas uvas que possuem efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios. Então, em concentrações adequadas, ele pode até mesmo trazer benefícios para a saúde.

 

3 - É muito refrescante

Por último, mas não menos importante, o vinho tinto no verão também pode ser bastante refrescante. Mas, para isso, é preciso escolher as opções mais leves e servir em temperatura adequada.

 

E aí, gostou deste artigo? Na Del Vigor Vinhos, você encontra opções de vinhos para todos os gostos e bolsos.

Por isso, não perca mais tempo! Acesse  e garanta o seu agora mesmo. Você pode recebê-lo no conforto do seu lar, com apenas alguns cliques!